Em primeiro lugar gostaria de fazer uma pequena explanação sobre a etimologia da palavra religião e, logo depois, apresentar o que alguns pensadores pensam dela. Religião, geralmente, pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças. Durante séculos a palavra religião foi utilizada no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do judaísmo e cristianismo que se apropriou do termo latino "religio'. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente. O hinduísmo antigo utilizava a palavra Rita, que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados e que também se referia à correta execução dos ritos pelos brâmanes. Mais tarde, o termo foi substituído por dharma, termo que atualmente é também usado pelo budismo e que exprime a idéia de uma lei divina e eterna".Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra "De natura deorum", 45 a.C., afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses (deus = Palavra latinizada, da raiz de Zeus), relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o caráter repetitivo do fenômeno religioso, bem como o aspecto intelectual. Mais tarde, Lactâncio, no século III e IV d.C., rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, religar, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos aos deuses. Na obra "A Cidade de Deus", Agostinho de Hipona, século IV d.C., afirma que religio deriva de religere, "reeleger". Através da religião a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado. Mais tarde, na obra "De vera religione" Agostinho retoma a interpretação de Lactâncio, que via em religio uma relação com "religar".Macróbio, no século V d.C., considera que religio deriva de relinquere, algo que nos foi deixado pelos antepassados. Independente da origem, o termo é adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas.Quando jovem, Xenofonte participou na expedição contra Artaxerxes II, liderada pelo próprio irmão caçula do imperador persa, Cyrus, o mais Jovem, em 401 a.C., Xenofonte diz que se aconselhou com o veterano Sócrates se deveria ou não ir com Cyrus, e Sócrates indicou-lhe o oráculo de Delfos. Sua pergunta ao oráculo, no entanto, não foi de aceitar ou não o convite de Cyrus, mas "para qual dos deuses deveria rezar e prestar sacrifício, para que pudesse completar sua pretendida jornada e retornar em segurança, com bons resultados." O oráculo lhe disse para quais deuses. Quando Xenofonte retornou a Atenas e contou para Sócrates o conselho do oráculo, Sócrates o reprimiu por fazer a pergunta errada ao oráculo, mas disse: "Já que você fez essa pergunta, você deve fazer o que alegrará o Zeus (deus)". É certo que todas as sociedades humanas, desde as mais primitivas, criaram seus mitos e desenvolveram ritos, valores, costumes e uma moral baseada em seu estágio de evolução sócio-econômica e intelectual. A própria figura do sacerdote era entre elas reverenciada; sendo o sumo sacerdote também uma autoridade política, além de religiosa. Porém, a religião perpassa nas sociedades a função espiritual e também executa um fundamental papel, o de regulador e de manutenção da ordem estabelecida. Portanto, a religião atende, antes de tudo, aos interesses do Estado, e não, essencialmente, a alma humana. Para Freud, a religião cumpre a função de ajudar o ser humano a satisfazer na imaginação o que na realidade ele não se atreve ou não pode realizar na vida real. A religião, em suas palavras, seria um erro grave e como erro, toda a ambigüidade entre signos, símbolos e realidade, é grande demais para ser real. Trata-se de um delírio da verdade. Para Wilber (1977), a diversidade das religiões exotéricas reflete a diversidade das ideologias, idiossincrasias e paradigmas culturais. No filme americano Coração Satânico (Angel Heart) há um diálogo entre o detetive Harry Angel e o misterioso homem chamado Louis Cyphre, que profere a seguinte expressão: "Dizem que há religiões suficientes no mundo para os homens se odiarem uns aos outros, mas não para que se amem". Todas pregam a mesma coisa: a prática do bem. Todas condenam a mesma coisa: o exercício do mal. Todas afirmam que somos irmãos, somos iguais, que devemos nos amar e unir. Mas todas brigam entre si em nome do amor do seu deus. Para Karl Marx, a religião é o ópio do povo. Porque impede que o homem veja sua realidade e lute pelos seus direitos, mas aceitem suas condições de explorados. As religiões de forma geral criam seus dogmas e liturgias e ensinam aos seus discípulos a necessidade de suas práticas como lei divina. Causa a falsa impressão de que aqueles que andam segundo os seus preceitos, doutrinas e regras evoluem espiritualmente. Entretanto, as transformações que estes discípulos manifestam são externas. Podem até se apresentar com aparências divinas, mas suas atitudes são de condenação e morte. Veja o que diz Yaohúshua dos escribas e fariseus: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." (Maby-Yaohuh - Mateus 23 : 27). Creio que Yaohúshua procurou mostrar-lhes que sua religião era vã, visto que sua aparência era de religiosidade, mas seus corações estavam cheios de pecados. Pois na verdade a evolução espiritual não ocorrera no homem pelo cumprir a Lei divina (coisa que ninguém é capaz!), mas pelo crescimento da vida de Yaohuh Ul no homem! A religião se expressa em poder social e político; a espiritualidade, se expressa em amor nas suas mais variadas formas! Nesta passagem bíblica temos uma compreensão maior da vontade de Yaohuh Ul na vida dos homens: "Mas os fariseus, sabendo que Yaohúshua fizera calar os saduceus, reuniram-se; e um deles, doutor da lei, para o experimentar, fez-lhe esta pergunta: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? "Respondeu-lhe Yaohúshua: Amarás ao teu Yaohuh Ul de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos resumem toda a lei e os profetas". (Many-Yaohuh - Mateus, XXII, 34-40. ).Enfim, os homens podem continuar a ser religiosos e a se esforçarem na pratica dogmática das leis divinas, podem ter aparências de justos e perfeitos; mas não deixaram de buscar seus proveitos próprios e de ostentarem poder. Mas o crescimento da vida interior que agrada a Yaohuh Ul só ocorrerá quando o próprio Eterno se expressar no homem!
Por Joelson Lima
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